«ainda precisamos de Pedro?» e «Visita do Papa: Desafios à Igreja de Lisboa» são os títulos das duas catequeses agora divulgadas e que visa ajudarem os fiéis na sua preparação de acolhimento do Santo Padre
«ainda precisamos de Pedro?» e «Visita do Papa: Desafios à Igreja de Lisboa» são os títulos das duas catequeses agora divulgadas e que visa ajudarem os fiéis na sua preparação de acolhimento do Santo Padreainda precisamos de Pedro? questiona a primeira catequese de preparação da visita do Papa a Portugal. Da autoria do cónego Nuno Brás da Silva Martins, reitor do Seminário dos Olivais, o texto debruça-se sobre o papel e o sentido do Pastor Universal. O mundo pode gostar ou não daquilo que o Papa diz. Mas nós, cristãos, não podemos deixar de estar sempre com Pedro, defende.
a segunda catequese, escrita pelo cónego José augusto Traquina Maria, pároco de Benfica, lança pistas sobre os desafios pastorais que se colocam à Igreja de Lisboa com esta visita. a Igreja de Lisboa tem necessidade de uma Graça especial: uma renovada adesão de Fé ao Evangelho, um Sim a Cristo, a começar pelos seus ministros mais responsáveis, passando por todos os cristãos mais empenhados na vida da Igreja e da Sociedade e chegar a todos os cristãos; a acontecer em experiência de comunidade e a testemunhar numa sociedade onde carecem ideais nobres. a Igreja de Lisboa, tem necessidade de uma nova geração de jovens cristãos que se disponha a fazer da vida uma afirmação de amor e Verdade, destaca .
O primeiro texto, de um carácter geral, destina-se a toda a Igreja Católica em Portugal e o segundo documento, mais focado sobre o Patriarcado de Lisboa, pode servir de modelo para a reflexão a ser feita pelas restantes dioceses, explicou o coordenador da visita a Portugal, Carlos azevedo. O Papa visitará Lisboa, Porto e Fátima, de 11 a 14 de Maio.
as catequeses elaboradas pelo Secretariado diocesano de acção Pastoral para o Secretariado de Lisboa da Comissão organizadora da viagem de Bento XVI foram divulgadas a 1 de abril. Os documentos podem ser encontrados no site oficial da visita e podem ser descarregados em formato PDF ou powerpoint.