O empenho do aCNUR tem ajudado a melhorar a situação de quem procura refúgio ou emigra para o reino. Mas há muito a fazer
O empenho do aCNUR tem ajudado a melhorar a situação de quem procura refúgio ou emigra para o reino. Mas há muito a fazerOs esforços da agência de refugiados das Nações Unidas para abordar a protecção dos refugiados e a migração em Marrocos têm ajudado a melhorar essa protecção, mas permanecem desafios importantes, insiste a agência num novo relatório.
O documento do alto Comissariado da ONU para os Refugiados (aCNUR) indica que há abordagens inovadoras que têm sido tomadas junto da comunidade de refugiados, com possibilidades de integração local e o apoio às associações que fomentam um retorno digno, em estreita cooperação com a Organização Internacional para as Migrações.
Dada a natureza de grande parte dos movimentos migratórios clandestinos, é difícil estimar o número de estrangeiros que vivem actualmente em Marrocos, sem estatuto legal, de acordo com o relatório divulgado na quarta-feira pelo aCNUR.