«Os cristãos deverão ser pessoas de paz, pessoas que reconhecem e vivem o mistério da Cruz como mistério da reconciliação», defendeu o Papa durante a missa crismal
«Os cristãos deverão ser pessoas de paz, pessoas que reconhecem e vivem o mistério da Cruz como mistério da reconciliação», defendeu o Papa durante a missa crismalO Santo Padre afirmou que como sacerdotes, somos chamados a ser, na comunhão com Jesus Cristo, homens de paz, somos chamados a opor-nos à violência e a confiar no poder maior do amor. Na missa crismal frisou ainda que a Cruz de Cristo diz não à violência. E venceu-a na sua auto-doação na cruz.
a luta dos cristãos consistia, e consiste, não no uso da violência, mas no facto de que estes estavam, e ainda estão, prontos a sofrer pelo bem, por Deus, sublinhou na Eucaristia em que são benzidos os óleos. Os cristãos, como bons cidadãos – acrescentou – respeitam o direito e fazem aquilo que é justo e bom.
Durante a homilia, o bispo de Roma sublinhou que os cristãos ao seguirem o direito, fundamento da paz, são contra as injustiças, ainda que estas sejam legais. Por exemplo, quando se trata do assassinato de crianças inocentes ainda por nascer, disse condenando o aborto.