«Ser santo deveria ser, para nós sacerdotes, como falar, como agir, como viver, acções comuns e diárias do nosso ministério», defende Ilí­dio Leandro
«Ser santo deveria ser, para nós sacerdotes, como falar, como agir, como viver, acções comuns e diárias do nosso ministério», defende Ilí­dio LeandroO bispo de Viseu exortou os sacerdotes a serem santos. Ou seja, que sigam o exemplo do Bom Pastor e se distingam por um estilo de vida evangélico. Na carta aos padres, o prelado referiu-se aos tempos difíceis e com alguma desconfiança sobre a instituição eclesial pelo facto de tantos sacerdotes terem manchado a nobreza da sua consagração ao serviço da evangelização.
Ilídio Leandro salienta que o chamamento e a consagração não imunizam do erro, nem da infidelidade e que a fidelidade e a santidade só se conseguem quando e se a escolha e a vida dos sacerdotes tiverem como critérios os do Evangelho. a consciência das fragilidades exige atenção, esforço e heroicidade por um lado e humildade conversão e purificação por outro, nada pode diminuir a verdade, a grandeza e a dignidade da nossa missão, acrescenta. Muito menos, nada justifica a condenação precipitada, superficial e unilateral, a generalização fácil e injusta ou a marginalização tendenciosa e abusiva, sublinha.