antónio Marto referiu-se aos casos de abusos sexuais que trazem «sofrimento e a vergonha» bem como a «suspeição», na homilia da missa crismal
antónio Marto referiu-se aos casos de abusos sexuais que trazem «sofrimento e a vergonha» bem como a «suspeição», na homilia da missa crismalO bispo da diocese de Leiria-Fátima exortou os sacerdotes a não perderem o ânimo neste momento doloroso em que pesa sobre nós o sofrimento e a vergonha por crimes hediondos de alguns sacerdotes. Referindo-se aos casos de abusos sexuais dentro da Igreja católica e que têm sido conhecidos, o prelado aponta ainda a suspeição generalizada resultante da exploração mediática de tais casos. antónio Marto sublinha que o pecado de alguns não ofusca a abnegação e a fidelidade de que a imensa maioria dos sacerdotes e religiosos dá prova quotidiana e que as nossas comunidades testemunham e reconhecem.
Na homilia da missa crismal, celebrada na quinta-feira Santa, dia por excelência em que se faz memória do sacramento da Eucaristia, o bispo de Leiria-Fátima lembrou os que, neste ano, comemoram os 25 ou 50 anos da sua ordenação. E desafiou os prelados a construir uma consciência de família sacerdotal dentro da qual cada sacerdote saiba e experimente que é alguém: acolhido, reconhecido e valorizado. Isto porque a nova situação social do padre já não lhe possibilita viver num contexto familiar protector como outrora, nem encontrar sempre um acolhimento paroquial confortável e confortador. Isto pode gerar uma solidão institucional e um desamparo afectivo por vezes graves, salientou o prelado.
ao clero da diocese, antónio Marto pediu aos sacerdotes que dêem testemunho da sua vocação. Nenhum jovem poderá sentir um chamamento se os seus olhos não contemplam na vida fraterna dos padres e das comunidades algum vestígio da beleza do Senhor e do sacerdócio, capaz de reunir os irmãos e alimentar a comunhão, disse. O futuro da Igreja passa através da comunhão autêntica a todos os níveis, defendeu ainda. Nela está a força da missão mesmo quando as estruturas são pobres e débeis, concluiu.