Na reflexão para o mês de abril, da Consolata, para este ano de combate à pobreza e à exclusão social, todos são desafiados a ajudar o outro
Na reflexão para o mês de abril, da Consolata, para este ano de combate à pobreza e à exclusão social, todos são desafiados a ajudar o outroO encontro com o mundo do pobre faminto pode dar vida ou pode destruir. Leva-nos a uma terra onde se sofrem os golpes mais fortes da opressão e da injustiça, mas ao mesmo tempo, se encontram as forças mais surpreendentes da vida. a aproximação ao pobre pode marcar e sentenciar a qualidade duma pessoa, duma instituição, escreve Ramón Cazallas.
a preocupação pelos pobres – lembra o missionário da Consolata – tem um lugar preferencial tanto na vida de Jesus como nas primeiras comunidades cristãs. Estas partilhavam não só o pão da Palavra e da Eucaristia mas também os bens materiais. Na reflexão de abril, é sublinhado que ajudar quem precisa não é importante pela quantidade que podemos doar, mas por aquilo que representa como dom de si mesmo.