Durante 45 minutos, por semana, a aula é diferente. é de Educação Moral e Religiosa Católica. Muitos chegam ao fim e perguntam: «Já acabou?»
Durante 45 minutos, por semana, a aula é diferente. é de Educação Moral e Religiosa Católica. Muitos chegam ao fim e perguntam: «Já acabou?»Têm sensibilidade e valores. Só que são outros, isto é, não são os nossos, afirma a professora da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Maria Luísa Ferreira,há 22 anos a leccionar no Colégio de são Miguel, em Fátima, encontra-lhes fogo quando sensibilizados para ajudar outros. Veja-se o caso do Haiti. a venda de marcadores de livros para esta causa rendeu 3. 524 euros entregues à Cáritas. No Natal do ano passado, a angariação de fundos para apoiar famílias carenciadas obteve 250 euros.
Hoje,há crianças mais complexas, fruto de famílias desestruturadas, crianças a viverem dramas terríveis e isso reflecte-se, comenta a religiosa da Congregação das Religiosas Reparadoras de Nossa Senhora das Dores de Fátima. Há crianças muito marcadas, muito instáveis, cuja capacidade de concentração é muito restrita e nós temos que jogar com esses factores.
Na sala de aula, são vários os recursos utilizados para captar a atenção dos alunos, do 5º ao 9º ano de escolaridade. Há cânticos, powerpoints, trabalhos práticos. Quem ali estuda sabe que vai ter a antiga disciplina de religião e moral. Para além do programa, incluindo-o neste estão os temas fracturantes. Por exemplo, à questão do casamento gay, a docente optou por trazer o assunto ao sumário e abordá-lo convenientemente. Nunca lhe podemos chamar casamento, porque não é. É um ajuntamento, uma opção de vida comenta ter explicando aos alunos levando-os a investigar a semântica e raízes da questão.
Neste trabalho de educação dos mais novos, nesta disciplina os professores contam com manuais novos, editados pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã. Novos programas que interagem com todas as disciplinas: arte, literatura, geografia, música. É qualquer coisa de espectacular que me encanta, confessa a religiosa. Os manuais apresentam uma transversalidade disciplinar que é uma coisa espantosa, muito bem conseguidos, refere Maria Luísa Ferreira. No próximo ano lectivo entrarão em vigor os novos programas para o 9º ano de escolaridade.