Dois mil milhões de pessoas ainda vivem com menos de dois dólares por dia e a fome global atingiu níveis recorde
Dois mil milhões de pessoas ainda vivem com menos de dois dólares por dia e a fome global atingiu níveis recordeNa luta contra a pobreza, é lançada a petição dirigida ao primeiro ministro português e aos outros líderes da União Europeia. Pedir que cumpram a promessa de acabar com a pobreza extrema e de atingir os Objectivos do Milénio até 2015. Esta iniciativa da Campanha do Milénio das Nações Unidas conta, também, com a participação de organizações não governamentais em vários países europeus.
O objectivo da petição europeia Unidos contra a pobreza é influenciar a agenda do Conselho Europeu da União Europeia (UE), a realizar em Madrid, a 18 de Junho. Dali sairá a posição oficial da UE na cimeira das Nações Unidas sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), entre 20 e 22 de Setembro, em Nova Iorque.
Mas, os ODM, acordados por todos os líderes políticos há 10 anos nas Nações Unidas, estão em risco de não serem atingidos até ao ano limite, 2015. Dois mil milhões de pessoas ainda vivem com menos de dois dólares por dia e a fome global atingiu níveis recorde, com 1. 02 mil milhões de pessoas subnutridas.
Uma situação que é inaceitável para a Campanha do Milénio das Nações Unidas. O que está em causa é falta de vontade política, não falta de recursos, defende. Em 2008, os governos injectaram nos bancos 18 triliões de dólares para enfrentar a crise financeira – nove vezes mais do que destinaram à ajuda aos países pobres durante 50 anos.