O prisioneiro foi sequestrado em 1997 pelas Forças armadas Revolucionárias da Colômbia. O pai ficou conhecido como o «caminhante pela paz», durante a luta pela sua libertação
O prisioneiro foi sequestrado em 1997 pelas Forças armadas Revolucionárias da Colômbia. O pai ficou conhecido como o «caminhante pela paz», durante a luta pela sua libertaçãoPablo Emilio Moncayo, refém das Forças armadas Revolucionárias da Colômbia (FaRC), há 12 anos, foi libertado ontem, 30 de Março. O resgate do sargento deu-se numa zona de selva do sul da Colômbia. a operação contou com uma equipe brasileira, mas também com membros do Comité Internacional da Cruz Vermelha, um representante da Igreja católica e um médico. a libertação de Moncayo segue-seà do soldado, Josué Calvo, prisioneiro do grupo rebelde, há cerca de um ano, solto no Domingo. ambos integravam um grupo de 20 militares que as FaRC pretendiam trocar por guerrilheiros presos.
a acompanhar o processo de muito perto estava Gustavo Moncayo. O professor deu graças pela libertação do filho e pediu ajuda dos governos latino-americanos no resgate dos restantes prisioneiros. O sequestro de Pablo Moncayo tornou-se conhecido entre a comunidade internacional, em Junho de 2007. Na época, Gustavo Mocayo [pai], realizou uma caminhada de 46 dias, do estado colombiano de Narino para a capital, Bogotá. Exigia do governo de Álvaro Uribe mais rapidez no processo de libertação do filho. Desde então passou a ser chamado de Caminhante pela Paz.