Bento XVI presidiu a Eucaristia do quinto aniversário do falecimento de João Paulo II, falecido a 2 de abril de 2005. Celebração foi antecipada por se tratar de sexta-feira Santa
Bento XVI presidiu a Eucaristia do quinto aniversário do falecimento de João Paulo II, falecido a 2 de abril de 2005. Celebração foi antecipada por se tratar de sexta-feira SantaDurante o seu longo pontificado, ele prodigalizou-se em proclamar o direito com firmeza, sem debilidades ou hesitações, sobretudo quando devia confrontar-se com resistências, hostilidades e recusas. Sabia que o Senhor o tinha tomado pela mão, e foi isso que lhe permitiu exercer um ministério muito fecundo, afirmou o actual Pontífice, citado pela Radio Vaticano. Bento XVI deu graças pelo dom que foi João Paulo II para a Igreja, na celebração a que presidiu.
O Santo Padre assinalou que a vida de João Paulo II decorreu sob o signo desta caridade, da capacidade de doar-se com generosidade, sem reservas, sem medida, sem cálculos. O que o movia era o amor a Cristo, ao qual tinha consagrado a vida, um amor super-abundante e incondicionado, lembrou.