“Ser cristão é um caminho, ou melhor, uma peregrinação, um caminhar juntamente com Jesus Cristo. Ir naquela direcção que Ele nos indicou e indica”
“Ser cristão é um caminho, ou melhor, uma peregrinação, um caminhar juntamente com Jesus Cristo. Ir naquela direcção que Ele nos indicou e indica”Ele (Jesus) conduz-nos para o que é grande, puro, conduz-nos para o ar sadio das alturas: para a vida segundo a verdade; para a coragem que não se deixa intimidar pelo palavreado das opiniões dominantes; para a paciência que suporta e sustenta o outro. Conduz-nos à disponibilidade para com os que sofrem, para com os abandonados; para a fidelidade que está da parte do outro mesmo quando a situação se torna difícil. Conduz-nos ao amor – conduz-nos a Deus, afirmou Bento XVI.
Durante a celebração que dá início à Semana Santa e no dia mundial da Juventude, o Papa dirigiu-lhes uma palavra especial. Há 25 anos o meu amado predecessor convidou os jovens a professar a sua própria fé em Cristo que tomou sobre si a causa do homem. Bento XVI renovou o apelo à nova geração, a que dê testemunho, com a força mansa e luminosa da verdade, para que aos homens e mulheres do terceiro milénio não falte o modelo mais autêntico: Jesus Cristo.
O lema da jornada este ano é Bom Mestre, o que tenho que fazer para conseguir a vida eterna? . Por ocasião do evento, o Pontífice escreveu uma carta aos jovens e exortou-os a não ter medo da crise económica e do desemprego. a primeira Jornada mundial da juventude ocorreu em Roma, em 1985, e a próxima será em Madrid, em 2011.