as beneficiadas vão receber formação profissional e ajudas para que possam reintegrar o mercado de trabalho. a iniciativa da OIM vai abranger 650 mulheres
as beneficiadas vão receber formação profissional e ajudas para que possam reintegrar o mercado de trabalho. a iniciativa da OIM vai abranger 650 mulheresUma iniciativa da Organização Internacional para as Migrações (OIM) vai apoiar os programas de apoio às vítimas da guerra, na Serra Leoa. Vai beneficiar 650 mulheres violadas ou abusadas sexualmente. Estas vão receber formação profissional com duração de seis meses e um subsídio de cerca de 500 dólares. a ajuda financeira permitirá que possam continuar os estudos ou iniciar-se em alguma actividade profissional. Receberão ainda apoio psicossocial e esclarecimentos acerca da transmissão do vírus da Sida.
as vítimas de violências sexuais são muitas vezes discriminadas, tidas como responsáveis e abandonadas pelas suas famílias, afirma o director dos programas de apoio da OIM. Muitas sentem-se abandonadas e já perderam a esperança de ver o seu sofrimento reconhecido pelas autoridades. O projecto vem colmatar essa falha ajudando-as a retomar as suas vidas.
Os problemas detectados no âmbito da assistência prestada às vítimas da guerra, na Serra Leoa, devem ser tidos em conta no restabelecimento de uma paz duradoira. O alerta era dado pela Organização Internacional para as Migrações, que em Dezembro passado notificava atrasos nos programas de atendimento às vítimas. Estes devem-se, sobretudo, à dificuldade em identificar as vítimas mais necessitadas, mas também devido à falta de recursos.