Ex-ministro da Educação defende obrigatoriedade e gratuitidade da educação pré-escolar, dos três aos cinco anos. Medida servirá para o combate à pobreza
Ex-ministro da Educação defende obrigatoriedade e gratuitidade da educação pré-escolar, dos três aos cinco anos. Medida servirá para o combate à pobreza a educação pré-escolar dos três aos cinco anos de idade deve ser obrigatória e gratuita, abrangendo o transporte e alimentação das crianças afirmou Veiga Simão. O antigo ministro considera que esta medida visa combater a pobreza que persiste na nossa democracia e de contribuir para a redução das desigualdades.
O ministro da Educação durante o Estado Novo e ministro da Indústria e da Defesa no pós-25 de abril defendeu o alargamento da escolaridade obrigatória a 12 anos associada à obrigatoriedade à gratuitidade e ao aprofundamento do que são formações e qualificações socialmente úteis, noticia a Lusa.
Veiga Simão considera que há buracos negros no modelo de desenvolvimento do país que importa ultrapassar. Para tal será necessária uma visão estratégica, onde das palavras chave são a cultura em prol do desenvolvimento, a produtividade organizada e a competitividade na qualidade e na excelência, concluiu.