“Glória, honra e louvor a vós, ó Cristo, Rei e Redentor, a quem crianças graciosas cantavam com amor”, canta-se no hino da procissão dos Ramos
“Glória, honra e louvor a vós, ó Cristo, Rei e Redentor, a quem crianças graciosas cantavam com amor”, canta-se no hino da procissão dos Ramosamor-Paixão: Vem, levanta-te, minha amada, minha pomba, que encantador é o teu rosto!… , proclama o Cântico dos Cânticos (2, 10. 14). amor de pai, de mãe: … amei-o quando ele era ainda menino… Trazia-o nos meus braços… Levantava-o contra o meu rosto… Inclinava-me para lhe dar de comer… , lê-se no profeta Oseias (11, 1. 3. 4). amor-Paixão-Dor-de-Deus manifestado em Cristo: Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil; também estas eu devo trazer e hão-de ouvir a minha voz… E por isso ofereço a minha vida, lê-se em São João (10, 16-17); Tenho um Baptismo com que devo ser baptizado, e que angústia e ânsia eu tenho de o receber, proclama São Lucas (12, 50).
amor-Paixão do Serviço, que leva Santa Maria a partir apressadamente para ir ajudar a sua prima Isabel. amor-Paixão-Dor-Morte-Salvação que põe Jesus a caminho do Gólgota, o monte da morte que, só ela, prepara a Vida Nova de toda a família de Deus. amor-Paixão da Igreja que põe em marcha tantos missionários, sacerdotes, irmãos, irmãs, leigos para e de todas as partes da terra levarem o fruto da Paixão-Morte-Ressurreição de Cristo a todos aqueles que aceitam e rejubilam em ter os seus nomes escritos na palma da mão e no Coração do Senhor (cf. Isaías 49, 16).
Semana Santa, semana dos Passos do Senhor… semana que põe em marcha todos os solidários do Homem das Dores, o Servo Sofredor, em marcha com Ele pelo caminho da dor que acaba na vitória do Domingo de Páscoa, com toda a sua Vida Nova.
Semana Santa, semana do Encontro: Encontro de Deus-Filho com sua Mãe, Maria, a Mãe de toda a humanidade, a Mulher Forte que conscientemente aceitou, de olhos e coração abertos, a espada de dor que lhe atravessaria o coração – porque toda ela estava ao dispor de Deus e ao dispor de cada membro da família da Trindade na Terra, no Purgatório e no Céu, onde é Rainha e Mãe.
Encontro do Homem das dores com o Cireneu, o modelo, para todos, de ajuda aos mais necessitados, aos anónimos, aos que não têm influência nenhuma nas decisões da vida das nações, aos vomitados pelo coração personalista dos que só a si se consideram gente com direitos, os que vivem para serem servidos e para se servirem do que por direito pertence aos outros.
Semana Santa, em que só a santidade conta e em que todos temos de pôr toda a nossa confiança. Senhor Jesus, santa Mãe Maria, convertei-nos e concedei-nos de vermos com o vosso coração e de amarmos com o vosso amor.