Verifica-se uma redução no desaparecimento das massas florestais. as florestas representam 31 por cento da superfí­cie terrestre e são muito importantes na defesa do planeta
Verifica-se uma redução no desaparecimento das massas florestais. as florestas representam 31 por cento da superfí­cie terrestre e são muito importantes na defesa do planeta a desflorestação a nível mundial diminuiu no último decénio. Entre o ano 2000 e 2010, cerca de 13 milhões de hectares de florestas desapareceram devido a causas naturais ou foram utilizados para outros fins. Na década de 90, eram cerca de 16 milhões de hectares, revela um relatório do Fundo das Nações Unidas para a alimentação e agricultura (FaO).
O Brasil e a Indonésia, países mais afectados, viram as suas taxas de desflorestação baixar de forma considerável. O investimento realizado na plantação de árvores na China, Índia e Estados Unidos, aliado à expansão natural das florestas, aumentou a área florestal em 7 milhões de hectares por ano. No total, as florestas representam cerca de 4 bilhões de hectares.
Pela primeira vez, verifica-se que a taxa mundial de desflorestação baixou, tanto devido a esforços locais como internacionais, afirma Eduardo Rojas, membro da FaO. Os países melhoraram as suas políticas e legislação no sector florestal, o uso das áreas pelas comunidades locais e povos indígenas e o respeito pela diversidade biológica. Trata-se de uma mensagem especialmente encorajadora para 2010 – ano Internacional da Biodiversidade, considera o responsável do departamento de florestas da organização.
Contudo, o problema mantém-se em muitos países. Essas nações devem redobrar os esforços na protecção das florestas, reafirma o relatório da FaO, divulgado hoje. as florestas desempenham uma importante função no combate às alterações climáticas, em particular na absorção de carbono.