Sete discursos, três homilias, uma mensagem e uma saudação, fazem parte da visita de quatro dias de Bento XVI a Portugal
Sete discursos, três homilias, uma mensagem e uma saudação, fazem parte da visita de quatro dias de Bento XVI a Portugal a visita oficial e apostólica servirá para assinalar o décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto, adianta o programa oficial definitivo, divulgado pela Santa Sé. São quatro dias de uma agenda preenchida que incluem vários encontros.
O primeiro discurso de Bento XVI será feito logo no aeroporto da Portela, ao chegar a Lisboa, a 11 de Maio, quando for recebido pelas diferentes entidades e por um grupo de 50 crianças de Lisboa. Na celebração da Eucaristia no Terreiro do Paço, além da homilia, o Pontífice dirigirá uma mensagem a propósito dos 50 anos do Santuário de Cristo Rei de almada.
Uma das novidades do programa agora conhecido é a celebração privada, na capela da Nunciatura apostólica, a 12 de Maio, antes do encontro com o mundo da cultura, onde fará um discurso. Já em Fátima, nesse mesmo dia, o Santo Padre voltará a usar da palavra publicamente por duas vezes. a primeira será na celebração das Vésperas com os sacerdotes, a segunda na procissão das velas. Nessa altura deverá também dirigir uma saudação aos peregrinos.
No dia 13, o Papa preside à celebração da Eucaritsia e fará uma homilia. Nesse mesmo dia voltará a fazer um discurso quando se encontrar com os bispos de Portugal e, novamente, quase no final da tarde, quando se encontrar com o mundo da Pastoral Social. No Porto, a 14 de Maio, Bento XVI usará da palavra durante a homilia da Eucaristia a que preside na avenida dos aliados e, na despedida, já no aeroporto internacional Sá Carneiro.