O bispo do Porto é o primeiro convidado de um ciclo de intervenções públicas que se realizam na Guarda para festejar o Centenário da implantação da República
O bispo do Porto é o primeiro convidado de um ciclo de intervenções públicas que se realizam na Guarda para festejar o Centenário da implantação da RepúblicaManuel Clemente fará a sua intervenção a 15 de abril, às 21h, na sala da assembleia Municipal da Guarda. Incluído neste ciclo comemorativo, a Comissão diocesana das comemorações do Centenário da implantação da República pretende lembrar o então bispo, Manuel Vieira de Matos.
a vida, o debate das ideias, as instituições e os acontecimentos ligados à implantação da República, bem como as figuras marcantes da Guarda neste período serão analisados. a Comissão vai, também, reflectir sobre a Lei de Separação de 1911 e suas consequências para a vida da Igreja em Portugal e para a sociedade, adianta o Secretariado Diocesano da Guarda dos Meios de Comunicação Social.
Pretendemos ajudar as pessoas da Guarda a terem dos acontecimentos de há 100 anos ligados à implantação da República uma compreensão mais ampla e desapaixonada, contribuindo, assim, para que as lições da História nos ajudem, quanto possível, a traçar os melhores rumos do futuro para a sociedade portuguesa, salienta a Comissão diocesana das Comemorações do Centenário da Implantação da República.