De 22 a 26 de Março decorre em todo o país a Semana de Semana de Educação Moral e Religiosa Católica, subordinada ao tema «Com EMRC, encontro um meio de reler a cultura»
De 22 a 26 de Março decorre em todo o país a Semana de Semana de Educação Moral e Religiosa Católica, subordinada ao tema «Com EMRC, encontro um meio de reler a cultura»Na Escola EB 2/3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão esta iniciativa insere-se no plano de actividades do departamento de Ciências Sociais e Humanas, e tem como objectivos principais: Promover a disciplina de EMRC na Escola e o seu lugar e contributo na formação humana e académica dos jovens; Desenvolver o espírito de solidariedade para com outros povos, e o conhecimento de outras realidades do mundo, através do testemunho de missionários e de uma exposição; Conhecer e divulgar a disciplina de EMRC como meio para reler a cultura; e Compreender o papel e presença do cristianismo nos mais diversos meios culturais e patrimoniais.
ao longo da semana realizar-se-ão as seguintes actividades na escola sede do agrupamento:
– Semana missionária, com elementos do grupo missionário Ondjoyetu, da diocese de Leiria-Fátima que darão aos alunos o seu testemunho sobre a importância que assumem nos dias de hoje os gestos de ajuda ao próximo, sobretudo para com os mais desfavorecidos, através da sua experiência concreta da missão que desenvolvem na zona do Gungo, província do Sumbe, angola.
– Exposição missionária, ilustrativa da acção do grupo missionário, e que permitirá também conhecer um pouco da cultura do povo angolano
– Exposição EMRC, cristianismo e cultura, na Biblioteca da escola, que permitirá aos alunos perceber o enorme contributo do cristianismo para a cultura.
– Exposição Árvores da vida, árvores genealógicas dos alunos do 6º ano, no âmbito da unidade lectiva a Família, comunidade de amor.
– Concurso Quem quer ser Biblionário, que irá pôr à prova a cultura religiosa dos alunos.
– Peddy-paper cultural À procura do Tesouro Perdido: de forma divertida e em grupo os alunos irão testar os seus conhecimentos de cultura cristã e o seu espírito de amizade e trabalho de equipa.
– Noite de Fados: a cultura em prol da solidariedade. Os fundos angariados revertem a favor das campanhas de solidariedade a realizar pelo Clube de Solidariedade e do projecto contra a pobreza extrema – Projecto Grão-a-Grão – do grupo missionário Ondjoyetu.
– No 1º ciclo os alunos comemoram esta semana com a realização dos Jogos da amizade, em que põem à prova a sua destreza, conhecimentos adquiridos na disciplina de EMRC, e o seu espírito de grupo e amizade.
Campanha Páscoa Solidária
O Clube de Solidariedade está levar a cabo mais uma campanha de recolha de bens (alimentares e produtos de higiene) até ao próximo dia 25 de Março. Esta iniciativa tem como objectivo a criação de um Banco Solidário, o qual se pretende que venha a constituir um núcleo de ajuda às famílias mais carenciadas de alunos do agrupamento.