Francisco Lerma Martí­nez foi eleito bispo por Bento XVI. Era até agora superior dos Missionários da Consolata em Moçambique. De 66 anos, é natural de Murcia, Espanha
Francisco Lerma Martí­nez foi eleito bispo por Bento XVI. Era até agora superior dos Missionários da Consolata em Moçambique. De 66 anos, é natural de Murcia, EspanhaCom data de 24 de Março foi nomeado, pelo Santo Padre, bispo da diocese de Gurué, na Zambézia, Moçambique. Nascido em El Palmar, Múrcia, diocese de Cartagena, a 4 de Maio de 1944, Lerma Martinez estudou em Roma, onde fez a licenciatura em Teologia Dogmática e se doutorou em Missiologia.
Professou no Instituto da Consolata em 2 de Outubro de 1966 e foi ordenado sacerdote a 20 de Dezembro de 1969. O seu apostolado missionário iniciou nas missões de Moçambique, onde trabalhou nas dioceses de Lichinga, Niassa, e de Inhambane. É um profundo conhecedor do povo macua, tendo escrito diversos livros sobre a cultura deste povo e sobre a missão em Moçambique. Também exerceu o cargo de secretário-geral das missões da Consolata, em Roma.