Europa 2020′ quer retirar 28 milhões de pessoas da situação de pobreza, no prazo de dez anos. O que significará uma redução de 25 por cento do actual número de pobres na União Europeia
Europa 2020′ quer retirar 28 milhões de pessoas da situação de pobreza, no prazo de dez anos. O que significará uma redução de 25 por cento do actual número de pobres na União Europeia a estratégia revela um esforço de diplomacia política e uma vontade de tornar mais sério este combate, afirma o presidente do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social (FNGIS). Sérgio aires comentava a proposta que será discutida no Conselho Europeu da Primavera que decorrerá a 25 e 26 de Março.
O responsável antecipa que há um conjunto de países que vão dificultar a aprovação da proposta tal como ela se apresenta. Portugal, Espanha, Bélgica e Áustria são os países que se mostram mais favoráveis à nova estratégia europeia, sublinha Sérgio aires. O responsável gostaria o compromisso para os próximos dez anos fosse mais longe, para uma redução a 50 por cento do número de pobres, já que o grande objectivo deveria ser o da erradicação da pobreza.
O Fórum Não Governamental para a Inclusão Social é um organismo do qual fazem parte amnistia Internacional, associação de Investigação e Debate em serviço Social, associação de Fraternidade Cristã, associação Integrar, associação Portuguesa para o desenvolvimento Local, associação Nacional de Oficinas e Projectos, associação para o Planeamento da Família, associação Portuguesa de apoio à Vítima, associação de Profissionais de Cuidados de Saúde Primários dos Países de Língua Portuguesa, associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação, associação de Proprietários da Vila de Este, Cáritas, Fenacerci, Instituto de apoio à Criança e Rede Europeia anti-Pobreza.