“Foi muito importante a partilha” disse Frei Francisco Sales, director nacional da Pastoral dos Ciganos que esteve presente no encontro
“Foi muito importante a partilha” disse Frei Francisco Sales, director nacional da Pastoral dos Ciganos que esteve presente no encontroO evento reuniu 130 representantes de vários países europeus que se dedicam ao apostolado com a etnia cigana e teve lugar no Montenegro entre 19 e 21 deste mês, tendo como tema de reflexão À escuta da voz de Deus, à escuta da voz dos ciganos. Frei Francisco Sales, director nacional da Pastoral dos Ciganos, aponta a necessidade de a Igreja escutar os ciganos, ser menos estrutural e acolhê-los, abrindo as suas portas.
aquele responsável frisou ainda o exemplo do Montenegro, um pequeno país dos Balcãs com pouco mais de 600 mil habitantes, no qual vivem cerca de sete mil ciganos e onde encontrou padres e freiras de etnia cigana, considerando isso de uma riqueza extraordinária. apontou ainda o sofrimento e incompreensão de que são vítimas os ciganos, frisando o exemplo da Hungria, onde um partido político conseguiu a aprovação de uma lei anti-ciganos.
O director nacional insiste na necessidade de a Igreja ir ao encontro dos problemas desta minoria, lembrando que não é por acaso que a maior parte dos ciganos que são religiosos seguem a Igreja Evangélica. Talvez a Igreja tenha alguma culpa nisso, o cigano não se sente bem no nosso seio, embora a nossa abertura seja total, teremos que reflectir responsavelmente disse.