Jacinto Botelho completou dez anos à frente da diocese de Lamego. Satisfação manifestada pelos 24 sacerdotes ordenados durante este período
Jacinto Botelho completou dez anos à frente da diocese de Lamego. Satisfação manifestada pelos 24 sacerdotes ordenados durante este períodoCinco diáconos diocesanos preparam-se para receber a ordenação sacerdotal, em 2010. Na última década, Jacinto Botelho ordenou 23 padres diocesanos e um de instituto religioso, o que é motivo de satisfação.
Há uma dimensão do ministério episcopal que não pode ser quantificada. Trata-se da preocupação pelas almas, o recurso constante à oração como principal meio para resolver as dificuldades, a proximidade com os sacerdotes e com todos os fiéis e a contínua disponibilidade para atender todos os que a ele recorrem, pode ler-se no site da diocese.
Do seu trabalho neste decénio são apontadas as assembleias-gerais do clero e a proximidade aos seminários diocesanos. Realizaram-se vários inventários do património religioso e cultural da diocese e continua o estudo do património religioso de uma boa parte da Diocese, em parceria com outras instituições.
Foi também neste período que se realizaram as obras da Casa do Poço, recentemente inaugurada, onde funciona o Museu diocesano e funcionará o arquivo da diocese. Está, ainda, em obras o salão apostólico, em Lamego, onde passarão a funcionar os Secretariados diocesanos e outros organismos ligadas à diocese.