Carta do Papa aos católicos da Irlanda “mostra coragem”. abusos sexuais não são assunto tabu para a Igreja Católica portuguesa
Carta do Papa aos católicos da Irlanda “mostra coragem”. abusos sexuais não são assunto tabu para a Igreja Católica portuguesa É um assunto que mostra a coragem do nosso Santo Padre que nós louvamos , afirmou o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa(CEP), no final da reunião do Grupo de Reflexão Pastoral da CEP. Manuel Morujão defendeu que este não é um assunto incómodo para a Igreja portuguesa.
O sacerdote adiantou que o assunto será analisado pelos prelados, sem adiantar qual o momento em que isso acontecerá. Certo é que reflectirão sobre a carta do Santo Padre. Mas não se ficarão por aqui, irão acentuar o que a lei promove, ou seja, o clarificar a verdade, o fazer a justiça às vítimas, o reforço da prevenção e o colaborar construtivamente com as autoridades .
Na carta aos irlandeses, Bento XVI pede desculpa e afirma que os sacerdotes culpados dos actos de pedofilia deverão responder perante Deus, mas também diante da Justiça terrena. O Pontífice salienta que haverá uma investigação em várias dioceses da Irlanda , assim como nos seminários e congregações religiosas .