«Esta perspectiva do Pastor pode inspirar toda a renovação pastoral na forma de exercer, actualmente, o ministério sacerdotal»
«Esta perspectiva do Pastor pode inspirar toda a renovação pastoral na forma de exercer, actualmente, o ministério sacerdotal» a interpelação foi feita pelo cardeal patriarca de Lisboa na catequese quaresmal de domingo, 21 de Março. Fazer com que os sacerdotes sejam, em tudo e sobretudo, pastores do Povo que lhes foi confiado, expressou.
É sobretudo quando celebramos a Eucaristia e damos actualidade à acção sacerdotal de Cristo, que somos os pastores que Ele deseja para o seu Povo. Isso exige que, na nossa vida, nos tornemos ‘modelos do rebanho’, disse aos fiéis. Este rebanho não é apenas composto por quem está ligado ao âmbito eclesial. Jesus vai à procura daqueles que ainda estão fora. assim, também, os padres, inspirados no seu exemplo, devem ir ao encontro dos que se desviaram ou nunca vieram.
Como guia e guardador do rebanho, o padre-pastor deve ter a coragem de indicar, à luz da fé, o caminho a seguir, sabendo dizer a verdade com amor, ao mesmo tempo que vigia, está atento e avisa dos perigos. Na catequese em que aflorou a imagem do Bom Pastor, José Policarpo frisou que esta é a perfeição da atitude sacerdotal de Jesus Cristo, expressa no amor infinito com que nos ama e dá a sua vida para que nós tenhamos a vida.