Trata-se de pequenos golpes, com uma diminuta visibilidade, mas com grande impacto no desenvolvimento da sociedade. O absentismo dos professores e técnicos de saúde são um exemplo
Trata-se de pequenos golpes, com uma diminuta visibilidade, mas com grande impacto no desenvolvimento da sociedade. O absentismo dos professores e técnicos de saúde são um exemplo a corrupção discreta paralisa o desenvolvimento do continente africano. O termo refere-se à fraca qualidade de trabalho dos funcionários do estado na prestação de serviços públicos. O problema, embora mais discreto do que outras formas de corrupção, afecta em particular os mais pobres. Os menos abastados dependem directamente dos serviços de entidades públicas. O mau atendimento leva a que muitas famílias desistam de procurar determinados apoios.
a corrupção discreta não é capa de jornais com tanta frequência como os escândalos de suborno, mas tem efeitos corrosivos na sociedade, afirma a economista chefe do Banco Mundial, para África. as consequências não são imediatas; coloca em risco o futuro da nova geração. Uma criança que não recebeu uma educação adequada, devido às falhas dos seus professores, mais tarde sofrerá as consequências de baixas competências cognitivas. a falta de medicamentos e de médicos está na origem de inúmeras mortes que poderiam ser evitadas.
Um novo relatório do Banco Mundial comprova a questão com a apresentação de algumas informações estatísticas. No Uganda, em 2003, a taxa de absentismo dos profissionais de saúdeera de 33 por cento. No sector da educação, em 2007, a mesma taxaatingia os 20 por cento. actualmente, no Chade, apenas 37 por cento dos alunos da primeira classe chegam ao 5º ano. Na República Centro africana, há uma média de 91 crianças por cada professor primário.