«Água limpa para um mundo saudável» é o tema deste ano da iniciativa das Nações Unidas
«Água limpa para um mundo saudável» é o tema deste ano da iniciativa das Nações Unidas a água é o elo que une todos os seres vivos do planeta e está ligada directamente aos objectivos das Nações Unidas: melhorar a saúde materna e das crianças, a esperança de vida, a emancipação das mulheres, o desenvolvimento sustentável, bem como a adaptação e a atenuação das mudanças climáticas, afirma o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), citado pela Rádio ONU.
Na mensagem para este dia, Ban Ki-moon sublinha que tanto a qualidade como a quantidade dos recursos hídricos estão em perigo. Os pobres continuam a ser os primeiros a sofrer com a poluição, a escassez de água e a falta de saneamento adequado, refere.
1. 5 milhão de crianças com menos de cinco anos morre anualmente devido a falta de higiene e acesso a água potável. O responsável da ONU pretende aumentar a consciência da importância dos recursos hídricos , apontando que todos os dias, e um pouco por todo o mundo, milhões de toneladas de esgotos sem tratamento e resíduos industriais e agricolas, sãodespejados em sistemas de água.