Garantir a segurança da população e proteger a floresta são as justificações oficiais. Os habitantes falam em interesses turí­sticos e discriminação
Garantir a segurança da população e proteger a floresta são as justificações oficiais. Os habitantes falam em interesses turí­sticos e discriminaçãoNo Rio de Janeiro, já foram iniciadas as controversas obras de construção de muros em favelas da zona sul da cidade. Treze de entre elas vãoser isoladas das principais vias rápidas da região. O prefeito da cidade justifica o projecto alegando questões de protecção. Eduardo Paes refere que as placas diminuem os riscos de atropelamento nas vias e protegem a população da poluição sonora causada pelos carros.
Os habitantes das favelas discordam do projecto e julgam-no discriminatório. O presidente da Federação de Favelas do Estado do Rio de Janeiro considera que as obras são do interesse dos organizadores das Olimpíadas, que decorrerão em 2016, no Rio de Janeiro. Porque o governo [estadual e municipal] vende uma imagem de que as favelas são urbanizadas e organizadas, justifica Rossino Castro. Estão a fazer muros para esconder as favelas dos turistas porque eles vão passar muitopelas linhas amarela e Vermelha, afirma, citado pelo jornal Brasil de Fato.
a construção dos muros foi contestada pelas Nações Unidas que exigiu uma justificação ao governo estadual. a comunidade internacional já o comparou ao famoso Muro de Berlim. Um dos motivos alegados, então, era a protecção da Mata atlântica. O projecto impediria o avanço das favelas sobre uma das mais importantes florestas do Brasil.