“Incapacitar o racismo” é o tema para as comemorações deste ano, quando se realiza o campeonato mundial de futebol na África do Sul
“Incapacitar o racismo” é o tema para as comemorações deste ano, quando se realiza o campeonato mundial de futebol na África do Sul a Taça do mundo oferece uma oportunidade para reavaliar a questão do racismo no desporto e para reforçar o grande potencial do evento no combate à xenofobia e outras formas de intolerância na sociedade , afirma a alta comissária das Nações Unidas para os direitos humanos. Na mensagem para o dia internacional pela eliminação da discriminação racial, Navi Pillay lembra o simbolismo do evento, a realizar pela primeira vez numa nação que teve uma política de racismo institucionalizado.
Para a responsável, o racismo no desporto é um problema em vários países e modalidades. aos dirigentes, a alta comissária das Nações Unidas para os direitos humanos apela a seguirem o exemplo da FIF a e UEF a (autoridades desportivas), e planearem campanhas sérias para erradicar o racismo do desporto no âmbito local, nacional e internacional .
O Dia internacional para a eliminação da discriminação racial marca o aniversário do massacre de Sharpeville, quando dezenas de manifestantes pacíficos, que protestavam contra o apartheid, regime de segregação racial, foram mortos pela polícia sul-africana. Morreram 69 pessoas e 186 ficaram feridas.