Bento XVI pediu desculpas às vítimas de abuso sexual de crianças por padres católicos na República da Irlanda. vítimas acham insuficiente
Bento XVI pediu desculpas às vítimas de abuso sexual de crianças por padres católicos na República da Irlanda. vítimas acham insuficienteVocês sofreram dolorosamente e eu verdadeiramente sinto muito, salientou o Papa. Na carta divulgada este sábado, 20 de Março, o Pontífice exprimiu vergonha e remorso da Igreja face ao escândalo de pedofilia. Os culpados – adianta – devem responder perante a Deus e aos tribunais propriamente constituídos pelas acções pecadoras e criminais que cometeram.
Bento XVI refere ainda que houve erros sérios por parte dos bispos na forma como lidaram com as alegações de casos de pedofilia. E apesar de não ser pedida a renúncia de nenhum bispo, alguns já manifestaram essa disponibilidade.
Esta missiva a primeira declaração pública do Vaticano sobre o abuso sexual de crianças na Irlanda, não correspondeu às expectativas das vítimas. Nós sentimos que a carta é insuficiente na hora de tratar das preocupações das vítimas , disse Maeve Lewis, directora executivo do grupo One in Four . Para a responsável não há, na carta, qualquer nova visão de liderança dentro da Igreja Católica.