é necessário, mesmo onde se acha que há uma homogeneidade étnica, enfrentar o desafio de gerir a diversidade de forma construtiva
é necessário, mesmo onde se acha que há uma homogeneidade étnica, enfrentar o desafio de gerir a diversidade de forma construtivaOs Estados devem reconhecer a necessidade de acabar com a discriminação e as desigualdades entre diferentes grupos étnicos e religiosos, antes que estas degenerem em violência mortal. Mesmo no país mais homogéneo do mundo seria necessário enfrentar o desafio de gerir a diversidade de forma construtiva, exemplificou o representante especial das Nações Unidas para a prevenção de genocídios.
Francis Deng descreveu, numa entrevista, que o genocídio é apenas uma forma extrema de conflitos relacionados com identidades.
Segundo Deng, é importante que os países se defendam e não vejam o tema como algo que só acontece noutros Estados. Vejo isto como um desafio da boa governação, de trabalhar em prol da igualdade de todos os grupos, independentemente da sua identidade e de trabalho contra a marginalização e discriminação, rematou.