as Mulheres Missionárias da Consolata poderão vir a estreitar a colaboração com o bairro do Zambujal, o ‘ad gentes’ da Consolata em Portugal
as Mulheres Missionárias da Consolata poderão vir a estreitar a colaboração com o bairro do Zambujal, o ‘ad gentes’ da Consolata em PortugalDepois da visita realizada a 14 de Março, de ver a realidade do bairro do Zambujal, onde trabalham os missionários e missionárias da Consolata com as irmãs dominicanas, leigos da Consolata e em colaboração com a associação a Partilha, o grupo das Mulheres Missionárias da Consolata pode vir a assumir uma colaboração maior.
Disseram: Faziam-nos cá falta, de vez em quando, a um sábado. a frase marcou Maria Luísa Soares, uma das Mulheres Missionárias da Consolata. ao desafio lançado durante a visita, a resposta já foi pensada, aguardando, agora, contornos para ser concretizada.
O grupo poderá organizar-se de modo a, uma vez por mês, apoiar o grupo de mulheres do Zambujal que desenvolve actividades nos lavores e promoção da mulher. Poderemos dar uma ajuda sistemática e organizada e fazer um programa de inter-ajuda, salienta a Mulher Missionária da Consolata.
Uma visita que, diz Maria Luísa Soares, serviu para ver que vivem em família, apesar da diferença quer de idades, quer de origens. E senti que gostaram da nossa visita, que até na comunidade podem demonstrar que não vivem sozinhas, que têm apoio, comenta.
O Zambujal é um bairro multi-étnico onde coabitam cabo-verdianos, ciganos, pessoas vindas das ex-colónias, além dos portugueses. É considerado um bairro problemático da periferia de Lisboa, entre a Buraca e a amadora.
Maria Luísa Soares salienta que ali a missão não é fácil: É muito difícil conseguir-se um bom relacionamento social entre todos. Em alguns casos, como o relacionamento entre os mais novos e os mais velhos, o exemplo dá o mote. E por isso, também por um futuro melhor, no bom relacionamento entre todos, as Mulheres Missionárias da Consolata dirigem a sua oração ao fundador do Instituto Missionário da Consolata, beato allamano.