Os cidadãos continuam à espera dos resultados oficiais. Problemas na contagem e acusações ao responsável pelos registos geram polémica neste período pós-eleitoral
Os cidadãos continuam à espera dos resultados oficiais. Problemas na contagem e acusações ao responsável pelos registos geram polémica neste período pós-eleitoralO Conselho Nacional Eleitoral da Colômbia ordenou a suspensão da contagem de votos das eleições legislativas, realizadas no passado fim-de-semana. Problemas electrónicos nos sistemas informáticos utilizados estão na origem da decisão. De diversas regiões do país surgem reclamações devido ao atraso na divulgação dos resultados.
Outra situação controversa verificou-se neste período pós-eleitoral. Segundo osmeios de comunicação social internacionais, opresidente colombiano acusou o responsável pelos registos nacionais de ter consumido bebidas alcoólicas no dia das eleições. acusações que Carlos Sánchez negou alegando a existência de testemunhas. No início da semana, os primeiros resultados divulgados davam a maioria ao partido de direita, do presidente Álvaro Uribe. Neste momento,aumenta aexpectativaquantoao vencedor do partido dosconservadores.
O processo eleitoralchamou às urnas mais de29 milhões de colombianos. Deste escrutínio destaca-se o menor número de incidentes em relação às anteriores eleições. a comissão das Nações Unidas presente no local identificou dez casos de violência, quando em 2006 se registaram 71. Os observadores da Organização dos Estados americanos denunciaram a ocorrência de compra de votos, com dinheiro e comida. O órgão detectou também situações de desrespeito do voto secreto.