Os abusos sexuais a menores praticados por padres são «crimes que envergonham» a Igreja católica, afirma o bispo auxiliar de Lisboa
Os abusos sexuais a menores praticados por padres são «crimes que envergonham» a Igreja católica, afirma o bispo auxiliar de LisboaCarlos azevedo defende que a primeira atitude a ter é enfrentar os casos que surgem com frontalidade, depois de se ter muita atenção àqueles que foram vítimas. O também presidente da Comissão episcopal da Pastoral Social diz desconhecer casos em concreto, na Igreja portuguesa, mas entende que a situação obriga toda a igreja a uma reflexão, adianta a Lusa.
Um estudo de um inspector da Polícia Judiciária revelava que, entre 2003 e 2007, foram indiciados dez padres pela prática de abusos sexuais a menores, seis deles no ano de 2007. Têm sido diversos os casos, no mundo, que têm vindo a público sobre abusos sexuais perpetrados por padres. Bento XVI já tomou posição em relação aos casos de alemanha e Irlanda, sendo que, amanhã, 19 de Março será divulgada uma carta aos católicos do país.
O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa garantiu que, nos casos portugueses, a Igreja vai seguir as recomendações do Papa. Ou seja, conhecer a verdade e auxiliar as vítimas, reforçar a prevenção e colaborar construtivamente com as autoridades. Neste sentido, faremos uma reflexão sobre esta temática numa nossa próxima reunião, disse Manuel Morujão.
Nas dioceses portuguesas, as situações devem ser reputados à Congregação da Doutrina da Fé, que coordena a nível interno, na Igreja, para depois avançar com algum processo. É isso que qualquer bispo deve fazer, salienta Carlos azevedo. O resto, fica para o Ministério Público e os tribunais apurarem, acrescenta.