O Papa Bento XVI vai receber Chave de Honra da Cidade de Lisboa durante a visita que o Sumo Pontífice efectua a Portugal entre 11 e 14 de Maio
O Papa Bento XVI vai receber Chave de Honra da Cidade de Lisboa durante a visita que o Sumo Pontífice efectua a Portugal entre 11 e 14 de Maio a proposta foi apresentada pelo presidente da edilidade, antónio Costa, que a Câmara Municipal de Lisboa aprovou, por unanimidade. Para o presidente da autarquia da capital portuguesa, a atribuição da Chave de Honra justifica-se pelo importante papel que a Igreja Católica desempenha na sociedade portuguesa.
Enquanto Bispo de Roma, constitui uma referência para todos os católicos e assume uma importância inquestionável, correspondendo a uma das figuras mundiais mais destacadas, salientou ainda antónio Costa na proposta aprovada, que recordou que 90 por cento dos portugueses, segundo o Censos de 2001, se declaram católicos.
a Chave de Honra da Cidade é um galardão municipal destinado a distinguir personalidades, instituições ou organizações portuguesas ou estrangeiras. até agora foi apenas atribuída ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, ao atleta Carlos Lopes e ao escritor José Saramago.