Papa desafia jovens a cultivar no coração desejos grandes de fraternidade, de justiça e de paz. Dia Mundial da Juventude será celebrado a 28 de Março, Domingo de Ramos
Papa desafia jovens a cultivar no coração desejos grandes de fraternidade, de justiça e de paz. Dia Mundial da Juventude será celebrado a 28 de Março, Domingo de RamosNo vigésimo quinto aniversário da instituição da Jornada Mundial da Juventude, por João Paulo II, Bento XVI salienta que esta foi uma iniciativa profética que deu frutos abundantes, permitindo às novas gerações cristãs encontrar-se, pôr-se à escuta da Palavra de Deus, descobrir a beleza da Igreja e viver experiências fortes de fé que levaram muitos à decisão de entregar-se totalmente a Cristo. Na mensagem Bom mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?, o Pontífice defende que o futuro está nas mãos de quem sabe procurar e encontrar razões fortes de vida e de esperança. Isto é, se quiserdes o futuro está nas vossas mãos, porque os dons e as riquezas que o Senhor encerrou no coração de cada um, plasmados pelo encontro com Cristo podem trazer uma autêntica esperança para o mundo, salienta.
Bento XVI desafiou os jovens a empenharem-se a construir o futuro através de percursos sérios de formação pessoal e de estudo, para servir de maneira competente e generosa o bem comum. alguns dos desafios actuais, já enumerados pelo Papa na encíclica Caritas in veritate são urgentes e essenciais para a vida deste mundo: o uso dos recursos da terra e o respeito da ecologia, a justa divisão dos bens e o controlo dos mecanismos financeiros, a solidariedade com os Países pobres no âmbito da família humana, a luta contra a fome no mundo, a promoção da dignidade do trabalho humano, o serviço à cultura da vida, a construção da paz entre os povos, o dialogo inter-religioso, o bom uso dos meios de comunicação social.