O projecto visa o plantio de 10 milhões de árvores frutí­feras. Pretende-se que o país possa dispensar a ajuda alimentar de grande escala
O projecto visa o plantio de 10 milhões de árvores frutí­feras. Pretende-se que o país possa dispensar a ajuda alimentar de grande escala a Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação (FaO) desenvolve uma iniciativa, em conjunto com o governo do Haiti, para incentivar o plantio de árvores frutíferas. Estas, além de melhorarem a situação nutricional das famílias do país, também protegem as habitações de eventuais inundações em períodos de chuva intensa. O objectivo é plantar 10 milhões de árvores.com pouco pode fazer-se muito. Segundo a FaO, uma doação de cinco dólares é suficiente para comprar uma árvore de abacate ou manga para o jardim de uma escola.
De visita ao Haiti, o director da organização, Jacques Diouf, ajudou grupos de jovens a plantar árvores e distribuiu sementes, adubos e utensílios aos agricultores do país. Entre Março e Junho, aFaOvai ajudar 180 mil famílias de pequenos produtores. a agricultura é a essência da vida neste país, afirmou Jacques Diouf. Para o responsável, futuro rima com árvores. São elas que vão transformar a terra, proporcionar empregos, fornecer alimentos nutritivos e permitir o desenvolvimento económico do país. Cada situação de crise oferece oportunidades. Há que saber aproveitá-las, disse aos haitianos.