a Organização Internacional do Trabalho pediu a suspensão dos trabalhos de duas empresas mineiras no Guatemala. Em causa está o desrespeito dos direitos indígenas
a Organização Internacional do Trabalho pediu a suspensão dos trabalhos de duas empresas mineiras no Guatemala. Em causa está o desrespeito dos direitos indígenas a Convenção 169 é a única legislação internacional que reconhece direitos específicos às comunidades indígenas. Foi ratificada pelo país em 1996 e adquiriu recentemente estatuto constitucional. a Organização Internacional do Trabalho (OIT) pretende que as actividadessejam interrompidas até que as empresas exploradoras cumpram com os seus deveres, avança a agência adital. a convenção obriga a uma consulta dos povos indígenas quando as actividades em causa afectam os seus territórios.
as organizações guatemaltecas enviaram ao presidente, Álvaro Colom, uma petição apelandoà suspensão dos trabalhosdas minas. até ao início de abril, o dirigente deverá anunciar a sua decisão. Exigimos ao Governo o estrito cumprimento das resoluções da OIT e da Corte de Constitucionalidade, apelam, na carta. Os signatários destacam a obrigatoriedade da consulta dos povos indígenas quando se trata de impulsionar projectos de suposto desenvolvimento nos nossos territórios.