é a associação de moradores do bairro do Zambujal, na Buraca, amadora. Mas, é muito mais que isso. « a Partilha» é o farol para a defesa de melhores condições
é a associação de moradores do bairro do Zambujal, na Buraca, amadora. Mas, é muito mais que isso. « a Partilha» é o farol para a defesa de melhores condiçõesQuase a festejar o sexto aniversário (a 26 de abril), a associação recebeu um grupo de visitantes ligados à Consolata. 50 pessoas ligadas às Mulheres Missionárias da Consolata e ao Grupo de reflexão allamano ficaram a conhecer um pouco mais sobre os projectos e realidade, na visita que efectuaram a 14 de Março. as Mulheres Missionárias da Consolata dedicam-se ao apoio dos missionários da Consolata através de inúmeros trabalhos manuais, além da oração. O Grupo de reflexão allamano, adopta na sua designação o nome do fundador do Instituto, é composto por pessoas no activo e dedica-se à reflexão, além da oração.
O sonho de menina de Felicidade Nunes de fazer algo para tornar a vida de quem cá vive melhor. E no bairro do Zambujal, na Buraca, vive uma comunidade multi-cultural e multi-étnica. O trabalho que ali é desenvolvido em especial para crianças e idosos, sempre feito com o coração, salientou a presidente desta associação aos elementos da Família Missionária da Consolata.
Tudo é feito para melhorar a qualidade de vida, das habitações, a resolução dos problemas das pessoas que vivem no bairro. Depois de perceber o problema, a solução é procurada em conjunto com as pessoas, salienta a técnica Sandra Saraiva. Temos que ser todos parceiros na resolução, garante.
a associação a Partilha tem parcerias com várias entidades, da Câmara da amadora, à Junta de Freguesia da Buraca passando pela Santa Casa da Misericórdia, Polícia de Segurança Pública, ao aCIDI – alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural ou pela Pastoral dos Ciganos. Nas pequenas instalações, um espaço amplo subdividido e que funciona como pequeno auditório, sala de computadores e gabinete de coordenação dos projectos a concretizar no bairro, há apoio social, apoio ao emprego e ao imigrante além da animação comunitária. Junta-se a formação profissional, a mobilização das pessoas para estarem activas, tudo em prol de um futuro melhor para um dos locais mais problemático da grande Lisboa.
O futuro passa por dois novos projectos: um espaço para a juventude, para ligação à internet e aprendizagem das novas tecnologias; um outro, a Loja das oportunidades, um local para formação, seja ao nível do reconhecimento de competências, através do processo de RVCC, seja ao nível da formação profissional.