Os primeiros resultados apontam para uma vitória do partido do presidente. apesar dos apelos para a importância deste pleito, verifica-se uma elevada abstenção
Os primeiros resultados apontam para uma vitória do partido do presidente. apesar dos apelos para a importância deste pleito, verifica-se uma elevada abstenção a polícia colombiana classifica o processo eleitoral de ontem, domingo 14 de Março, como o mais pacífico dos últimos 25 anos. Isto, apesar de alguns incidentes sem gravidade com engenhos explosivos e alguns conflitos com guerrilheiros das Forças armadas Revolucionárias da Colômbia. Os primeiros resultados oficiais apontam para a vitória de Álvaro Uribe, presidente do país. O Partido Social da Unidade Nacional conseguiu a maioria tanto no Senado como no Parlamento.
Cerca de 30 milhões de pessoas eram chamadas a votar, para escolher os senadores, deputados e membros do Parlamento andino. a comunicação social aponta para uma elevada abstenção. analistas falam em 40 por cento de taxa departicipação. Grandes escândalos recaíram, ao longo dos últimos anos, sobre os parlamentares desse país. Um terço dos legisladores foram investigados por suspeita de manterem relações com grupos rebeldes. 12 foram condenados.
Registam-se algumas denúncias de compra de votos e manipulação do eleitorado. Os observadores da Organização de Estados americanos afirmaram ter assistido à entrega de dinheiro e até de lanches em troca de votos.