Partilham um dia com a comunidade do Zambujal, na amadora. a vida, as actividades, a gastronomia, a simplicidade ficaram no coração das pessoas
Partilham um dia com a comunidade do Zambujal, na amadora. a vida, as actividades, a gastronomia, a simplicidade ficaram no coração das pessoas a alegria começou no encontro com o outro. Cinco dezenas de pessoas, pertencentes às Mulheres Missionárias da Consolata, ao Grupo de Reflexão allamano foram conhecer a realidade do Bairro do Zambujal, o ‘ad gentes’ de missão, em Portuga,l da Consolata. O refrão do cântico de entrada dava o mote ao encontro de culturas, à comunhão da Família da Consolata, sob a capa de Nossa Senhora, Igreja é povo reunido, é guentis qui ta sigui Cristo (gente que segue Cristo), sempre e na tudo lugar (sempre e em todos os lugares).
Num dia de alegria e de esperança, transmitida pelas palavras da homilia a que o padre Luís Maurício presidiu, o desafio foi lançado: Um cristão não é triste e não perde a esperança. O missionário da Consolata a trabalhar no Zambujal com as irmãs da Consolata, as dominicanas e os Leigos da Consolata, questionava: Se somos chamados a ser esperança, com que cara vamos animar os outros?
Pequenos passos, mas a esperança de um futuro melhor, com projectos no concreto, foram transmitidos pelos responsáveis da associação a Partilha, dos moradores do bairro do Zambujal. ali, muito ainda falta fazer, mas no dia-a-dia, o apoio concreto à comunidade com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos habitantes; a resolução dos problemas dos moradores, em que todos são parte da solução; fazem com que dia-a-dia sejam dados passos para um futuro melhor para a comunidade.
Da partilha de projectos e ambições para a partilha dos alimentos com um almoço convívio. a gastronomia da comunidade cabo-verdiana, presente através da cachupa, deliciou quem ainda nunca tinha provado. Os elementos dos dois grupos da Consolata que partiram de Fátima e de Leiria ficaram ainda a conhecer a história e os objectos que resultaram do encontro de culturas na Ásia, depois de uma visita ao Museu do Oriente.