Um novo projecto de lei aguarda pela aprovação do Congresso Nacional brasileiro. Um passo importante na luta contra a corrupção e consciencialização do eleitorado
Um novo projecto de lei aguarda pela aprovação do Congresso Nacional brasileiro. Um passo importante na luta contra a corrupção e consciencialização do eleitoradoO Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral desenvolve uma campanha anti-corrupção. a Ficha Limpa foi lançada em 2008. Consiste no desenvolvimento de um projecto de lei sobre novos critérios de inelegibilidade para políticos com processos judiciais. Crimes como o desvio de verbas públicas ou compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa serão contemplados pela nova norma. Os candidatos corruptos ficarão impedidos de se candidatar por um prazo de oito anos.
O projecto de lei foi subscrito por 33 parlamentares. aguarda pela aprovação do Congresso Nacional. Foi criada uma comissão que prossegue com os trabalhos até 17 de Março. a campanha contabiliza já 1,5 milhão de assinaturas. Os interessados podem manifestar o seu apoio à iniciativa aqui. Trata-se de um passo importante na consciencialização dos cidadãos. a partir do Ficha Limpa acredito que o perfil dos nosso candidatos vai melhorar. O Brasil precisa e a sociedade quer, afirma a directora do movimento, citada pelo jornal Brasil de Fato.