Cometem-se violações “devastadoras e terrí­veis” dos direitos humanos, segundo relatório das Nações Unidas, que será debatido segunda feira, 15 de Março
Cometem-se violações “devastadoras e terrí­veis” dos direitos humanos, segundo relatório das Nações Unidas, que será debatido segunda feira, 15 de MarçoO sofrimento das pessoas comuns do país prossegue a cada dia, à espera de uma luz ao fundo de um longo e escuro túnel, refere o relator das Nações Unidas (ONU), Vitti Muntarbhorn. Os abusos contra a população por parte das autoridades são atrozes e endémicos. O relator explica que a natureza não democrática e totalitária do poder criou um estado de medo omnipresente entre as massas que não fazem parte da elite .
O relatório da ONU descreve que a sociedade padece de uma vigilância extensiva e de um sistema de informações e explica que as práticas para inspirar medo incluem execuções públicas – assim como a obrigação de assistir a elas -, torturas, castigos colectivos e maus tratos contra mulheres e crianças . E acrescenta: É essencial destacar que o problema não é só a escassez de alimentos, mas também a distribuição distorcida, que beneficia as elites .
Cerca de 400 mil pessoas foram expulsas à força da capital, Pyongyang, para permitir novas construções, refere o relatório. Diferentes fontes indicam que existe um conglomerado de grandes campos para presos políticos e para os seus familiares, que muitas vezes ali ficam para a eternidade . Para redigir o relatório, Vitti Muntarbhorn serviu-se de testemunhos de norte-coreanos fugidos do país.