Congresso aprova Dia Nacional de Oscar arnulfo Romero, bispo e mártir pela causa da justiça no país. Será celebrado a 24 de Março
Congresso aprova Dia Nacional de Oscar arnulfo Romero, bispo e mártir pela causa da justiça no país. Será celebrado a 24 de MarçoCom um total de 56 votos dos 84 deputados e deputadas da assembleia Legislativa de El salvador, foi aprovado que a cada 24 de Março será celebrado o Dia Nacional de Monsenhor Romero. O bispo Romero, tido como profeta e mártir do povo de El Salvador, foi assassinado no mesmo dia em 1980, durante a celebração da Eucaristia.
a iniciativa foi apresentada a 23 de Fevereiro de 2010, pela ocasião do 30º aniversário do assassinato do Servo de Deus – Oscar Romero, por uma comissão presidida pelo sacerdote, Ricardo Urioste, da Fundação Romero, integrada por organizações sociais e religiosas do país.
O deputado, Guillermo Gallegos, explicou que os votos a favor do decreto mostram o reconhecimento pela vida e trabalho pastoral de OscarRomero, na história do país, que transcende fronteiras e deixou marcas. Mais ainda, consideram que era necessário fechar o ciclo de reconciliação.
a propósito do 30º aniversárioda morte do bispohaverá uma série de actividades locais e internacionais, como vigílias, missas, marchas. No dia 20, Rodolfo Quezada, cardeal da Guatemala, e o arcebispo de San Salvador, José Luís Escobar alas, presidem uma celebração Eucarística em sua homenagem. a 24 de Março, a Eucaristia será presidida por Monsenhor Samuel Ruiz, Bispo Emérito de San Cristóbal de las Casas, em Chiapas, no México.