as novas normas impedem pessoas com condenações criminais de integrarem partidos oficiais. a líder pró-democracia, em prisão domiciliar, não poderá candidatar-se
as novas normas impedem pessoas com condenações criminais de integrarem partidos oficiais. a líder pró-democracia, em prisão domiciliar, não poderá candidatar-seO secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, manifestou a sua preocupação perante as novas leis eleitorais de Mianmar. as mesmas contrariam a expectativa das Nações Unidas para as próximas eleições. Em causa, está o registo dos partidos políticos e a proibição de pessoas com condenações criminais de integrarem os mesmos.
Ban Ki-moon exortou, novamente, as autoridades birmanesas a garantirem a realização de eleições justas e transparentes, num processo político em que todos os cidadãos pudessem participar livremente, incluindo aung Suu Kyi. a líder do partido da oposição, Liga Nacional pela Democracia, passou os últimos 14 anos em prisão domiciliar. Em agosto, foi condenada a 18 meses de detenção suplementares por ter alegadamente violado as leis de segurança do Estado. Recorda-se que a prisioneira política, que goza de grande popularidade entre a população, seria uma potencial vencedora das próximas eleições.