O continente africano é dos mais afectados. as intempéries que destroem colheitas, todos os anos, ameaçam a vida das populações locais. é preciso agir
O continente africano é dos mais afectados. as intempéries que destroem colheitas, todos os anos, ameaçam a vida das populações locais. é preciso agirCerca de 60 líderes religiosos católicos, protestantes e muçulmanos reuniram-se na Nigéria para discutir os efeitos económicos e sociais das alterações climáticas em África. No documento final, os responsáveis lembram que os problemas ambientais podem aumentar a pobreza, doenças e conflitos. as inundações e seca que afectam alguns países africanos são prova disso. O continente não tem meios financeiros e tecnológicos para enfrentar as alterações do clima, grande ameaça para a agricultura. O sector é a base do sustento dos povos africanos. Receia-se, portanto, que as populações se tornem refugiadas dos problemas do clima, isto é, que sejam obrigadas a deslocar-se para outras regiões em razão dos mesmos.
O encontro decorreu na capital da Nigéria, abuja, a 2 e 3 de Março. Invocando a importância da defesa da criação, os chefes religiosos da África Subsariana e do Reino Unido mostraram o desejo de contribuir para a defesa do planeta. Segundo a Rádio Vaticano, propõem sensibilizar os fiéis para as questões do clima e incentivar os países desenvolvidos a reduzir as emissões de gases com efeito estufa. Os líderes pediram ainda para participar nas negociações nacionais e regionais sobre os acordos climáticos.