O projecto, realizado por um ecologista das Nações Unidas, pretende consciencializar as pessoas para a quantidade de lixo plástico existente no mar
O projecto, realizado por um ecologista das Nações Unidas, pretende consciencializar as pessoas para a quantidade de lixo plástico existente no marO barco baptizado Plástico vai partir do porto de São Francisco rumo a Sidney, na austrália, no fim do mês. O objectivo é alertar o mundo para a grande quantidade de resíduos plásticos existentes no oceano e para as formas dereutilizaçãoútildo lixo. O mentor do projecto é David de Rothschild, ecologista ligado ao Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente (PNUMa). O especialista britânico e a sua equipe vão percorrer mais de 11 mil milhas náuticas, isto é, cerca de 20 mil quilómetros para servir esses dois propósitos, adianta a rádio ONU.
O navio tem 18 metros de cumprimento e foi construído com 12,5 mil garrafas de plástico recicladas e recuperadas. a sua criação inspirou-se no estudo da PNUMa, Ecossistemas e Biodiversidade em Águas Profundas e alto Mar. Segundo a organização, o plástico é o mais noçivo lixo marinho e representa 80 por cento dos resíduos recolhidos no oceano. Mais informações e fotos aqui.