a Igreja Católica não está a colocar obstáculos às investigações de abusos sexuais a menores em vários países da Europa Central
a Igreja Católica não está a colocar obstáculos às investigações de abusos sexuais a menores em vários países da Europa CentralO director da Sala de imprensa da Santa Sé afirmou que as Conferências Episcopais da alemanha, Áustria e Holanda, entre outras entidades eclesiais, responderam à manifestação do problema com rapidez e determinação. Esta foi a reacção do Vaticano às críticas da ministra da Justiça alemã, que acusara a Santa Sé de bloquear as investigações de abusos sexuais a menores. O padre Federico Lombardi garante terem sido dadas provas de vontade e transparência.
Para o Vaticano, o ponto de partida correcto é o reconhecimento do que aconteceu e a preocupação com as vítimas e as consequências dos actos perpetrados contra elas, procurando que no futuro não se repitam estes factos gravíssimos, realça a Rádio Vaticano.
Na nota divulgada esta terça-feira, 9 de Março, o Vaticano espera que se façam todos os possíveis para proteger melhor os jovens e crianças na Igreja e na sociedade e de que se verifique uma purificação da própria Igreja. Para o director da Sala de imprensa da Santa Sé centrar as acusações apenas na Igreja leva a distorcer a perspectiva.