alguns dias depois da chegada, Lí­gia Cipriano está a começar a aventura de descobrir os povos, os lugares, as cores e os cheiros da amazónia
alguns dias depois da chegada, Lí­gia Cipriano está a começar a aventura de descobrir os povos, os lugares, as cores e os cheiros da amazóniaainda me estou a ambientar e a observar o que me rodeia. a língua, embora seja o português, tenho de fazer um esforço para falar devagar e estar muito atenta para conseguir entender o que dizem, afirmou à Fátima Missionária, a partir de Calungá. Durante este processo de habituação ao clima, às gentes, à aterra, já teve a oportunidade de contactar com alguns indígenas que me disseram que não compreendiam o que dizia, refere. a língua será um desafio em Catrimani, para onde deverá ir no próximo domingo, 13 de Março, acompanhada da irmã Noemi e do padre Conrado. ali será a sua nova casa por três anos.
Muitas coisas são muito diferentes: as casas com as suas formas e coloridos, as árvores que rodeam as habitações (mangueiras), as ruas, o trânsito, tudo é diferente. Mas as pessoas, embora de outra cor ou raça, são iguais. Sempre que sorria para alguém esse sorriso é retribuído, comenta.
Na missão de Calungá foi acolhida pelos leigos espanhóis, o casal Judith e antónio, com as duas filhas, ea Marta. Um acolhimento alargado pelos missionários da Consolata que trabalham na missão. Há um missionário da Consolata, com 90 anos, que me oferece uma manga, a todas as refeições, comenta.
Por estes dias, Lígia Cipriano já teve oportunidade de participar numa Via-Sacra. achei interessante a simplicidade e o acolhimento. Estavam poucas pessoas, mas mesmo assim elas não desistem e via-se a felicidade de acreditar num Deus que tudo nos dá. , faz notar. Na Casa de apoio à saúde do índio, fiquei sem palavras e jamais imaginava o que vi. Famílias inteiras de índios acompanham os seus doentes e permanecem no exterior do equivalente ao centro de saúde.
E se o português não foi o elo de ligação entre a leiga missionária da Consolata e os índios, foram-no os sorrisos. Ver um sorriso naquelas crianças é maravilhoso, como não falava, sorria e recebia o mesmo sorriso.