as populações locais de Jos foram alvo de um ataque preparado por um grupo étnico de maioria muçulmana. Confrontos étnicos são frequentes na região
as populações locais de Jos foram alvo de um ataque preparado por um grupo étnico de maioria muçulmana. Confrontos étnicos são frequentes na regiãoCerca de 500 pessoas foram massacradas na noite de 6 para 7 de Março, nos arredores da cidade de Jos, no centro da Nigéria, divulga a comunicação social internacional. Os ataques, perpetrados por um grupo de homens muçulmanos da etniaHausa-Fulani,atingiram em particular mulheres e crianças cristãsBerom. as populações locais foram surpreendidas com o disparar de vários tiros, cujo intuito era precisamente levá-las a sair de casa. as vítimas foram mortas à machadada, durante o ataque que fontes locais classificam como uma vingança de anteriores confrontos. 95 pessoas já foram detidas.
O actual presidente, Goodluck Jonathan, anunciou que as forças de segurança do Plateau e outros estados vizinhos estão em alerta máximo, de forma a impedir um recrudescimento do conflito. Nenhum episódio de violência foi registado na noite passada. a cidade de Jos é palco de frequentes conflitos étnicos entre a população cristã do sul e os muçulmanos do norte. Em Janeiro, 300 pessoas morreram num confronto semelhante.