a sentença sobre a retirada do símbolo cristão gerou polémica. O crucifixo é um importante elemento do património cultural de um país
a sentença sobre a retirada do símbolo cristão gerou polémica. O crucifixo é um importante elemento do património cultural de um paísO Tribunal Europeu dos Direitos Humanos aceitou o recurso do governo italiano em relação à presença de crucifixos nas salas de aulas. O objecto religioso foi defendido pelas entidades governamentais como um importantesímbolo representativo das raízes cristãs do país. O reitor da Universidade de Roma expressou a sua satisfação perante a decisão judicial. Isto é algo positivo já que os países da Europa, especialmente os da União Europeia, apoiam o facto de que os aspectos religiosos devem ser resolvidos democrática e constitucionalmente pela jurisdição de cada país, segundo a agência Ecclesia.
Em Novembro de2009, o Tribunal manifestava-se contra a presença dos crucifixos nas escolas públicas, em razão da liberdade religiosa dos alunos. Os mesmos estariam a ser educados num ambiente escolar com as marcas de uma religião. Poderia ser encorajador para os estudantes religiosos, mas incómodo para os alunos que praticam outras religiões, em particular se pertencem a minorias religiosas ou se são ateus, argumentava o tribunal, citado pelo jornal Público.